Getting your Trinity Audio player ready...
|
Você pode até estar em ótima forma, com os músculos em cima, e ter gordura acumulada nos flancos. Confira a estratégia que combina dieta e exercícios e mande embora essa adiposidade.
Por Wilson Weigl / Modelo: Bruno Franconieri
Além de ser um lugar de gordura teimosa, que resiste a derreter, a cintura é o primeiro lugar onde a adiposidade se instala no homem, junto com o abdômen frontal, a barriga. Você pode até estar em ótima forma, com os músculos em cima, e ter essa gordura chata acumulada nos flancos.
Os gringos chamam os pneus de “love handles” (algo como “alças do amor”). Em espanhol são “michelines”, em referência à marca de pneus Michelin.
A chave para eliminar os pneus é queimar gordura localizada, por meio de um trabalho global que inclua dieta, musculação e exercícios aeróbios que gastem muitas calorias.
“Geralmente os pneus resistem ao trabalho físico porque são alguns dos últimos depósitos de células adiposas a serem incinerados. O corpo utiliza algumas partes, como a barriga, para reservar gordura e garantir a produção de energia necessária para o bom funcionamento orgânico, como se estivesse prevendo a total falta dela”, explica Rodrigo Sangion, educador físico e CEO da academia Les Cinq Gym.
“A dobradinha exercícios e dieta é a base do processo de eliminação dos pneus”, diz o treinador. “Dieta acaba sendo o fator mais importante, pois é preciso garantir a ingestão de menos calorias, de modo que os depósitos de gordura sejam utilizados no processo de transformação de energia”.
Você pode adotar uma dieta por sua própria conta ou, melhor, consultar um nutricionista, que vai criar um regime específico para suas necessidades, estipulando o consumo ideal de proteínas e gorduras de boa qualidade, sem esquecer dos carboidratos na quantidade exata para não privar o corpo de energia.
“Posso adiantar que é preciso haver um corte radical de calorias da alimentação, de modo que os depósitos de gordura sejam atacados”, diz Rodrigo Sangion. “Ajuda bastante eliminar tudo aquilo que representa muitas calorias extras e sem necessidade no prato, caso do açúcar e das frituras, por exemplo”.
Os exercícios físicos
“Para queimar gordura, toda atividade física que ajude a eliminar calorias é bem-vinda”, afirma Rodrigo. “Exercícios localizados, inclusive os praticados na musculação, devem fazer parte de uma estratégia geral no combate aos pneus e não ser o foco central. O ponto forte deles é justamente aumentar a massa muscular que torna o metabolismo mais acelerado”, explica.
“É melhor apostar em atividades como corrida, bike ou treino intervalado de alta intensidade (HIIT) — que intercala exercícios de alta intensidade com períodos de descanso ou exercícios de baixa intensidade — para que a frequência cardíaca atinja picos máximos de esforço em determinados momentos. Os estudos mostram que dessa forma as gorduras são melhor ‘atacadas'”, diz o treinador.
Abdominais não são os melhores exercícios nesse sentido, já que não eliminam a gordura da barriga e, sim, trabalham a musculatura que está embaixo dela. Mas também devem fazer parte da estratégia, segundo Sangion. “Indiretamente, toda atividade física que provoque o aumento da massa muscular contribui para acelerar o metabolismo — processo de transformação dos nutrientes em energia. A musculação otimiza o gasto calórico, mesmo em estado de repouso, pois é preciso gerar mais energia para manter a musculatura adquirida”, explica.
Segundo estudos, essa aceleração do metabolismo faz com que o organismo continue queimando calorias por mais de 24 horas após o exercício.
A dieta queima-pneu
Como você leu acima, a dieta é parte fundamental de uma estratégia de eliminação dos pneus da cintura. É fácil adotar algumas táticas para diminuir a ingestão de calorias e impedir a formação de gordura localizada.
- Coma muitas frutas, legumes, verduras, grãos e sementes oleaginosas (nozes, amêndoas, castanha-do-pará e de caju). Frutas são sempre uma alternativa saudável aos doces. Em vez de atacar bolo ou biscoitos, coma maçã, pera, pêssego, morango, abacate, melancia, banana, manga ou papaia.
- Troque os pães e massas feitos com farinha branca pelos integrais, que demoram mais tempo para serem metabolizados pelo organismo, dão energia mais duradoura e mais sensação de saciedade. São perfeitos para os lanches antes e depois da atividade física.
- Reduza as gorduras ruins, de carnes gordas, queijos amarelos e produtos industrializados, e inclua gorduras saudáveis como fonte de energia na sua alimentação: azeite de oliva, peixes como salmão e atum, abacate e oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas etc).
- Diminua o álcool. As bebidas alcoólicas são altamente calóricas — a prova é a famosa barriga de cerveja. Só um copo de vinho, uísque ou cerveja tem mais de 100 calorias, e uma caipirinha mais de 300! Por si só o álcool já é altamente calórico e ingredientes como frutas e açúcar aumentam ainda mais a conta das calorias.
Fotos realizadas na academia Nível A (São Paulo). @academianivelaoficial
Seja o primeiro a comentar