Getting your Trinity Audio player ready...
|
Perfume discreto para usar no trabalho, perfume marcante para se destacar na balada… Descubra o tipo de fragrância certa para causar uma boa impressão em cada situação.
Por Wilson Weigl / Fotos: Junior Franch / Modelo: Mariano Jr.
Tem homens que se apegam a um único perfume como uma marca pessoal. Mas o fato de você gostar de uma fragrância não significa que ela cai bem a qualquer hora. Um perfume forte pode ser inapropriado para o trabalho, enquanto um fresco pode ser discreto demais para se destacar numa balada. É preciso levar em conta o grau de impacto que se quer causar nas pessoas em volta e fazer a escolha certa.
Um mandamento diz que de dia deve-se preferir fragrâncias leves e frescas, enquanto à noite estão liberadas as intensas e marcantes. Mas essa regra está menos rígida e, com tantas opções de perfumes, o principal é ter bom senso e algum conhecimento sobre o mundo da perfumaria. Calma! Vou ajudá-lo nessa empreitada.
Cada perfume pertence a uma “família olfativa”, de acordo com a forma como se combinam os componentes. Mas como não vem com bula, não é fácil saber de antemão qual é sua família. Um único perfume pode ter até 50 notas diferentes. Assim, um perfume “cítrico”, com predomínio de notas de laranja ou tangerina, pode ter também notas de menta, alecrim e lavanda, virando “cítrico aromático”. Meio confuso?
Para facilitar, aqui vai um resumão das principais famílias olfativas masculinas.
- Cítricos: destacam notas de frutas como laranja, limão, lima, grapefruit, tangerina e bergamota. São bem refrescantes, ideais para o clima quente e podem ser usados sem erro a qualquer momento do dia ou da noite.
- Amadeirados: as madeiras estão presentes em quase todos os perfumes masculinos, principalmente no fundo (o cheiro que fica no corpo). São quentes e intensas (como sândalo) ou secas e frias (como cedro e vetiver). Perfumes amadeirados também levam outras notas para se tornarem mais especiados ou aromáticos.
- Aromáticos: grande parte dos perfumes masculinos está do grupo. Conhecidos como fougères, são leves e esportivos, com notas “verdes” (gerânio, manjericão, pinho, sálvia, alecrim, chá), frescas (melancia, pepino) ou, ainda, associadas a água, mar e ar livre (algas, orvalho, relva, maresia, brisa).
- Orientais: são envolventes e exóticos, levam notas quentes e exóticas de resinas (incenso, mirra), flores raras e especiarias (pimenta, cardamomo, canela, cravo, noz-moscada, anis), combinadas a madeiras quentes, como sândalo e patchuli.
Para conhecer melhor as famílias olfativas, leia a matéria completa aqui. Confira agora qual tipo de perfume cai bem em cada situação.
Perfume para: trabalho, reunião de negócios, faculdade
Como o trabalho é onde passamos a maior parte do dia, avalie se você fica na mesa o tempo todo, se circula, se atende público, se fica sozinho numa sala ou divide o espaço com outras pessoas. Escola também é lugar onde se passa bastante tempo. Para não ter erro, o ideal é optar por perfumes leves, como cítricos, aromáticos ou amadeirados mais suaves. Os tipos mais indicados são as colônias e as EDTs (eau de toilette), que têm menor concentração de essências. Melhor evitar as EDPs (eau de parfum), que em geral são bem fortes.
Perfume para: happy hour, boteco com amigos
Aqui a escolha do perfume é mais livre, mas para não incomodar as pessoas em volta a melhor opção é não exagerar na intensidade e ficar com os cítricos, aromáticos e amadeirados discretos. Se a ocasião envolve comida, é ainda mais importante optar por uma fragrância discreta. Novamente os tipos mais indicados são as colônias e as EDTs (eau de toilette).
Perfume para: encontro, jantar romântico, sexo casual
Pode ser um encontro amoroso ou sexual, tanto faz. Se a meta é causar a melhor impressão possível ou até mesmo seduzir logo de cara, uma tática é usar perfumes sofisticados e sensuais, como orientais ou amadeirados intensos. Muitos perfumes masculinos levam notas florais (discretas, é claro), que sempre agradam às mulheres. Uma pista: procure perfumes que têm no nome o complemento Night, Black, Extreme, Intense: eles já entregam que são feitos para impressionar.
Perfume para: festa, balada, casamento
O objetivo quase sempre é se destacar na multidão, marcar presença, não é mesmo? Por isso, a noite é território livre para fragrâncias com notas exóticas, orientais, de especiarias, de couro, tabaco e madeiras ou ainda, gourmands (café, chocolate, amêndoa etc). É hora de explorar as poderosas EDPs (eau de perfum), que têm maior concentração de essências. Vale a recomendação do item anterior: procure perfumes com o complemento Night, Black, Extreme ou Intense no nome.
Perfume para: ocasião informal, churrasco, aniversário
Se a ocasião é relax, o perfume também deve ser, correto? Você deve optar por perfumes frescos, como os cítricos ou aromáticos, que dêem aquela sensação de banho tomado. Alguns perfumes que tem no nome o complemento Acqua, Blue ou Summer são boas escolhas porque têm notas que evocam o mar, a praia ou o campo.
Perfume para: academia, bike, treino ao livre
Perfume e academia não casam muito bem. Mas não vamos esquecer que certas fragrâncias têm um incrível poder de dar pique, energia, disposição, motivação (o que a gente mais precisa para treinar a sério). O repertório deve ficar restrito às fragrâncias superfrescas, cítricas ou aromáticas. Uma pista: muitas vezes você encontra no nome dos perfumes “energéticos” as palavras Sport, Energy ou Fresh.
LEIA TAMBÉM
- Os homens estão preferindo os perfumes poderosos
- Usar perfume deixa você mais autoconfiante e seguro
- Os perfumes clássicos que continuam sempre atuais
- Perfume e deo colônia: qual é a diferença?
Seja o primeiro a comentar