Getting your Trinity Audio player ready...
|
Você não precisa ter uma sapateira lotada. Bastam 7 modelos de calçados versáteis para andar na moda em todas as ocasiões, do trabalho à balada.
Por Wilson Weigl @wilsonweigl
Confira os sapatos que é preciso ter no guarda-roupa para andar com estilo e conforto em todos as horas do dia. São apenas sete modelos de calçados que bastam para você usar em todas as ocasiões, no trabalho, no happy-hour, no encontro, na praia.
Oxford ou Derby preto ou marrom (um par)
São os clássicos dos clássicos entre os sapatos masculinos. Não se sabe bem quando surgiu o Oxford, mas ganhou o nome porque foi popularizado pelos estudantes da Universidade de Oxford, na Inglaterra, no século 19. Já o Derby era originalmente uma bota, que mais tarde encolheu para sapato.
Os dois modelos são bem parecidos, mas a diferença está nos furos do cadarço: no Oxford eles ficam no próprio corpo do sapato, enquanto que o Derby estão numa aba costurada.
Ambos são o complemento perfeito para roupa social.
Também vale combinar Oxford ou Derby com jeans, calça de sarja, chino, o que você quiser. Nos looks casuais, o ideal é usá-los sem meia. Mas precisam sempre estar bem lustrosos, ok?
E por incrível que pareça, pode ser usado até com bermuda (sim, uma tendência atual é liberar os sapatos ditos “sociais” para uso em looks esportivos.
Brogue marrom ou preto (um par)
É outro modelo tradicional de sapato que você deve ter no guarda-roupa, para alternar com o Oxford ou o Derby. Até porque não dá para usar o mesmo par de sapatos todo dia. É preciso deixá-lo descansar pelo menos 24 horas, para arejar e para o couro não deformar.
Como outros sapatos sociais, o brogue pode ser usado sem meia, como está na moda hoje.
Presente na moda masculina desde os anos 1920, tem uma pegada social, mas fica bom também com roupa casual, calça de sarja, jeans etc. Combina superbem com terno, costume ou calça de alfaiataria em tons de cinza e azul (do claro ao marinho).
Não sei bem porquê, mas o brogue marrom é mais clássico do que o preto (talvez porque a cor mais clara realce os furinhos). Mas é bom ter no guarda-roupa pelo menos um par de sapatos pretos e outro marrom, para modificar o visual.
Loafer marrom ou preto (um par)
O Loafer é sempre confundido com o mocassim. Sua característica que o identifica é ter salto e sola separada, que o mocassim não tem. Pode ter uma faixa de couro na parte superior e, às vezes, um detalhe de metal. É um sapato mais curinga do que o mocassim, porque se encaixa bem em looks esportivos e sociais.
É o sapato perfeito para um visual casual elegante, especialmente nos dias quentes. E sempre sem meia, por favor.
Fica ótimo também com terno e costume ou só com paletó, usado separadamente, porque dá uma descontraída no visual. Repetindo: sem meia, sempre.
Dockside ou Top Sider (um par)
São dois nomes para o mesmo calçado, que em inglês se chama boat shoe. Tem inspiração náutica, com clima de beira-mar, ideal para compor looks casuais e usar durante o dia. É amarrado por cadarço e quase sempre tem sola na cor branca.
Os modelos marrons, cinzas, azuis escuros ou vermelhos terrosos são escolhas perfeitas, porque combinam com roupas de uma infinidade de cores.
Você pode usar não apenas com bermuda ou short ou em looks náuticos, mas também com jeans, calça de sarja colorida e até com paletó (em ocasiões informais, bem entendido).
Bota preta ou marrom (um par)
Porque apesar de ser um calçado tipicamente invernal, a botina imprime estilo a qualquer look, e em especial a aqueles de inspiração militar ou esportes radicais.
Tem de cano baixo ou alto, mais chiques (para usar com terno) ou rústicas, inspiradas nos coturnos militares. Podem ser de couro com diversos acabamento (envelhecido, estonado, manchado) ou de camurça, com detalhes de zíperes, elásticos e fivelas.
Uma dica: dobre a barra da calça e deixe a botina à mostra.
É um calçado versátil, vai bem com tudo: jeans, calça de sarja, calça chinos e até mesmo roupa social. Na parte de cima, vale camisa, camiseta, jaqueta jeans, jaqueta de couro.
Só está liberado de ter pelo menos uma bota quem vive num lugar realmente quente, em que enfiar o pé num artefato de couro vire uma tortura. Mas no visual de inverno a bota cai bem até com bermuda.
Tênis brancos (um par)
Faz tempo que os sneakers saíram do armário da academia para invadir a moda masculina. Os tênis ganharam as ruas combinados com todo tipo de roupa: não mais apenas em looks casuais e esportivos, mas até fazendo companhia a terno e costume (com ou sem gravata).
Entre os inúmeros modelos de tênis, nos últimos tempos, os brancos viraram tendência total. Por serem neutros, são fáceis de combinar com jeans, bermuda, calça de sarja ou de alfaiataria de qualquer cor.
A novidade é calçar tênis brancos também para descontrair a roupa social, com costume ou terno. Nesse caso, ficam especialmente bacanas usados com camisa branca. Mas também caem bem com camisa estampada, num visual mais descontraído.
Importante é que eles estejam sempre o mais limpos possível. Claro que, por serem brancos, é difícil deixá-los impolutos, parecendo que saíram da loja, mas não dá para usá-los sujos.
Sandálias de couro e de borracha (vários pares)
Num país como o nosso, a sandália é artigo de primeira necessidade. O modelo de borracha, tipo havaiana ou ipanema, é fundamental não só para ir à praia, à piscina ou ficar largadão em casa, mas também para usar no banho na academia. Porque ninguém quer micose causada por fungos que proliferam em lugares públicos molhados, certo? (Leia aqui o post sobre cuidados com os pés).
Mas a boa e velha sandália de borracha também é detalhe marcante em looks bem casuais e relax, tanto para a praia quanto para a cidade.
As sandálias estão cada vez mais estilosas e existem mil opções além do modelo básico, com estampas, tiras e solados diferenciados. O ideal é ter duas ou três, de cores diferentes, para uso alternado. E lembre-se de lavá-las regularmente com esponja e sabão. Porque é deplorável aquela marca de pezão sujo na sandália de cor clara.
Além das havaianas e ipanemas, todo brasileiro deveria ter um modelo de couro, que são um tipo de upgrade da sandália básica.
Seja o primeiro a comentar