Getting your Trinity Audio player ready...
|
A limpeza de pele tem preço acessível e é indicada para quem sofre com excesso de cravos, espinhas recorrentes e excesso de oleosidade no rosto. Veja como é uma sessão.
Por Wilson Weigl
Se você sofre com cravos que viram espinhas, pelo encravado, e excesso de brilho e oleosidade no rosto deveria fazer uma limpeza de pele. É um procedimento de preço acessível que todo homem deveria fazer de vez em quando, mas que é indicado para quem sofre com esses problemas de pele que citei.
Feita em clínicas de estética e dermatologia, a limpeza faz uma verdadeira faxina no rosto, elimina cravos que podem virar espinhas e retira células mortas, abrindo espaço para a produção de células novas, o que dá uma bela renovada na pele. Feita regularmente, a limpeza também ajuda a regular a oleosidade, problema que afeta boa parte dos homens, já que a maioria costuma ter a pele bem oleosa.
A gente sai da limpeza com a pele bem bacana. Mas caso você tenha acne muito séria, melhor consultar um dermatologista, que vai indicar um tratamento mais objetivo.
Para conferir como é o procedimento, o Homem No Espelho visitou a Clínica Adriana Vilarinho, de São Paulo, referência em dermatologia no Brasil.
A limpeza de pele dura em média uma hora e o resultado já é visível desde a primeira vez. “Quem tem pele normal ou seca pode fazer a limpeza a cada dois meses, mas se ela for oleosa e sujeita a acne, o ideal é fazer uma vez por mês”, sugere Dina Lucena, esteticista da Clínica Adriana Vilarinho.
Acompanhe o que acontece em cada etapa de uma sessão de limpeza de pele.
✔ Primeira etapa: higienização da pele
A sessão começa com a aplicação de um aparelho que produz vapor quente, que abre os poros e vai facilitar a extração dos cravos. Em seguida, a esteticista passa um leite de limpeza para retirar a gordura e a sujeira do rosto. A limpeza prévia termina com a aplicação de um creme esfoliante (que tem grãos minúsculos) com uma escovinha elétrica, que elimina as células mortas da camada superficial da pele.
✔ Segunda etapa: extração dos cravos
A parte principal do procedimento tem início com a aplicação de vapor de ozônio (que abre os poros e tem ação bactericida e anti-inflamatória), durante alguns minutos. Daí começa: a esteticista extrai os cravos manualmente, um por um, com os dedos ou com uma cureta (uma cânula de metal bem fina).
O processo demora de acordo com a quantidade de cravos que você tem no rosto. Pontos onde foram retirados os cravos podem ficar levemente avermelhados, mas por pouco tempo. Eventualmente, o profissional pode espremer alguma espinha que estiver inflamada. Não faça isso em casa!
Durante o processo, a esteticista, com ajuda de uma agulha, fura e espreme os miliuns, as bolinhas de sebo que são cravos que não despontaram.
✔ Terceira etapa: higienização parte 2
Depois da extração dos cravos, usa-se um aparelho de alta frequência, novamente à base de ozônio, que higieniza a pele e ajuda na cicatrização. Daí aplica-se uma solução antisséptica com ácido salicílico (de efeito secativo) para evitar inflamação.
✔ Quarta etapa: peeling
A limpeza de pele pode ser completada com um peeling, que geralmente não está incluído no preço. Na Clínica Adriana Vilarinho, a sugestão é fazer o peeling de cristal. Micropartículas fazem uma leve abrasão no rosto para retirar as células mortas da superfície da pele, abrindo caminho para a formação de células saudáveis. Essa limpeza profunda ajuda a evitar acne.
✔ Quinta etapa: refrescamento
O passo seguinte é acalmar a pele, na etapa chamada cooling. A esteticista passa no seu rosto uma loção calmante que também fecha os poros, diminuindo a vermelhidão causada pela extração dos cravos.
✔ Sexta etapa: máscara facial
Para terminar, a gente fica durante de 10 a 15 minutos com uma máscara com substâncias calmantes, que também alivia a irritação da pele, caso ela aconteça. Na clínica, é guardada na geladeira, para deixar a pele bem fresca e potencializar o efeito térmico.
Depois da limpeza, não é preciso tomar nenhum cuidado especial com a pele do rosto. Basta usar protetor solar (que, aliás, todo homem deve usar diariamente) e limpar a pele direitinho, com sabonete facial e hidratante.
O tempo entre uma sessão e outra depende do tipo da sua pele (seca, normal ou oleosa) e do nível de cuidado que você dedica a ela. “Adotar em casa uma rotina diária de limpeza com uso de sabonete neutro específico para o rosto, aplicação de hidratante e esfoliação uma ou duas vezes por semana faz a limpeza de pele durar mais”, finaliza Dina Lucena.
Seja o primeiro a comentar