Getting your Trinity Audio player ready...
|
Procurando inspiração para mudar o penteado? Mostramos dez estilos atuais para ajudá-lo a escolher o que combina com seu rosto e tipo de cabelo.
Por Wilson Weigl
Fotos: Comodo/Agência Riguardare
Nunca antes na história os homens tiveram tantas opções de estilos de cortes e penteados. Na época de nossos pais e avós dificilmente alguém fugia do padrão: corte de inspiração militar nos anos 50 e 60, cabelão longo na era hippie dos anos 70, new wave na década de 80, cabelos arrumadinhos estilo yuppie nos anos 90, e por aí vai. Hoje (ainda bem!) somos livres para adotar o estilo que combina com nosso jeito de ser: undercut, degradê, topete pompadour, razor part, coque, comb over, bagunçado, espetado e muitos outros. Além disso, inúmeras opções de gel, pomada, pasta, cera e spray nos dão a maior força para modelar infinitos tipos de penteados.
Daí que, entre tantas alternativas bacanas, às vezes é difícil escolher um corte e um penteado com a nossa cara. “O segredo é ficar informado sobre as tendências e, acima de tudo, experimentar”, ensina o cabeleireiro Lucas Doney, educador internacional da marca americana Paul Mitchell. Isso mesmo: vale a pena gastar uns minutos na frente do espelho, munido de pente, escova, secador e o finalizador de sua preferência (ou dois).
“Os homens têm de aprender como pentear e modelar o cabelo de diferentes formas. Você pode estilizar um corte de cabelo de três jeitos diferentes, no mínimo”, diz Doney. Mas isso é algo que nem sempre se aprende sozinho, explica: “O cabeleireiro precisa ensinar o cliente a explorar melhor seu cabelo, para que ele possa chegar ao mesmo resultado sozinho em casa”.
Os cabelos abaixo foram cortados e penteados por Lucas Doney usando produtos masculinos Paul Mitchell e Mitch.
- VISUAL CLÁSSICO
Esse é um corte de cabelo que, apesar de bem atual, é perfeito para quem não quer ousar, porque transita em ambientes mais formais, por exemplo. O cabeleireiro Lucas Doney usou máquina na nuca e nas laterais para obter um visual bem clean. As linhas do corte foram desenhadas cuidadosamente com trimmer. Para modelar, foi usada pomada de alto brilho.
- APARÊNCIA NATURAL
Aqui o visual é bem natural, aproveitando a textura do cabelo. Para esse efeito, os fios foram cortados usando a técnica tradicional em camadas, usando tesoura. A pomada de brilho e fixação médios contribuiu para o aspecto natural.
- ESTILO AFRO
Nesta ideia bacana, para cortar o cabelo bem rente à pele deve ser usada máquina com pente de altura mais baixa possível. O desenho na lateral foi feito com navalha bem fina. Para modelar, a opção foi usar pomada de alto brilho, para compensar o aspecto fosco natural do cabelo.
- ESTILO QUIFF
O “quiff” é basicamente um topete “bagunçado”. Este corte de cabelo foi inteiramente trabalhado com tesoura e pente, com nuca e laterais baixas e bastante volume no alto da cabeça. A textura relaxada no topo foi realçada no penteado, usando pomada sem brilho, de fixação forte.
- CABELO FINO
Usando tesoura, o cabeleireiro criou um visual em camadas que proporcionou aspecto de mais volume. A aparência bem natural do penteado foi conseguida com o uso de pasta de fixação forte e brilho natural, destacando as camadas para acentuar ainda mais o volume.
- CABELO LONGO
O grande “truque” ao cortar e modelar cabelos longos é conseguir um visual bem masculino. Este corte em camadas é ligeiramente mais curto na frente e mais comprido atrás. Para modelar o penteado, foi usada cera de fixação média e pouco brilho.
- ESTILO BAGUNÇADO
Neste corte de fios mais longos também nas laterais, o pulo do gato é a sensação de movimento. O efeito “bagunçado” foi reforçado pelo uso de pomada com efeito de cola, que tem alto nível de fixação e “segura” o penteado sem deixar o cabelo duro.
- FRANJA EM DESTAQUE
A técnica usada por Lucas Doney foi combinar máquina e pente de dentes largos, para definir os comprimentos e obter um visual clean. A franja foi deixada bem longa e modelada com pomada semifosca, para o penteado ficar com a aparência bem natural.
- NOVO CLÁSSICO
O clássico, como o nome já diz, nunca sai de moda. O modelo tem cabelo bem liso e, para criar o efeito de textura, Doney optou por trabalhar unicamente com a tesoura (as camadas bem definidas foram obtidas com a ponta da tesoura). O brilho discreto e a aparência natural foram conseguidos com o uso de pomada de fixação média e pouco brilho.
- ESTILO REPICADO
Aqui, as laterais foram trabalhadas em degradê, com máquina, e o topo da cabeça bem repicado cuidadosamente com tesoura, no estilo que é conhecido pelo nome de “French crop”. Para modelar, a opção foi usar pomada de fixação forte, mas sem brilho.
Modelos: Models Bank Agency (SP)
————————————————————————————————————————————
O MESTRE DAS CABEÇAS
Quem assina todos os cortes e penteados acima é Lucas Doney, educador internacional da marca Paul Mitchell, radicado em San Diego, no estado americano da Califórnia. Doney viaja pelo mundo todo participando de workshops e eventos ligados ao universo dos cabelos.
Seja o primeiro a comentar