Getting your Trinity Audio player ready...
|
Raspar a cabeça faz o cabelo crescer mais forte? Usar boné contribui para a queda? Gel provoca caspa? Acabe com as dúvidas que deixam a gente de cabelo em pé.
Por Wilson Weigl
Cuidar bem do cabelo, a fim de evitar queda, ressecamento e caspa, não tem mistério. Mas a gente acaba tendo uma dúvida ou outra sobre o trato correto para dar à cabeleira. Principalmente por causa do que se ouve por aí. Por exemplo: lavar todo dia enfraquece e resseca o cabelo? Raspar a cabeça faz o cabelo crescer mais forte? Gel, pomada e cera provocam caspa? Usar boné contribui para a queda?
Fiz um apanhado das dúvidas mais frequentes que os homens têm sobre cabelo. Confira se a sua dúvida está respondida abaixo.
Lavar todo dia enfraquece o cabelo?
De jeito nenhum. O fato do cabelo ser seco ou fraco está relacionado a outros fatores, inclusive genéticos, e não com água e shampoo. Está liberado lavar o cabelo todo dia. Quem pratica esporte pode até lavar mais de uma vez por dia. Errado mesmo é dormir com o cabelo sujo (impregnado da gordura produzida pelas glândulas sebáceas, suor e poluição) ou com gel ou pomada. O acúmulo de gordura e sujeira provoca inflamação do couro cabeludo que pode levar à caspa e à queda, porque cria um ambiente propício para fungos e micro-organismos que fragilizam os bulbos capilares. Na dúvida entre lavar ou não lavar? Lave! A coisa certa a fazer é escolher um bom xampu suave, formulado para uso diário.
Água quente deixa o cabelo mais oleoso?
Verdade. A temperatura alta resseca o couro cabelo e provoca um efeito rebote, fazendo as glândulas sebáceas trabalharem ainda mais para compensar o ressecamento, o que aumenta a produção de sebo e, consequentemente, a oleosidade. Nos dias frios, tome banho quente, é claro, mas ao lavar a cabeça diminua a temperatura da água.
Secador estraga o cabelo?
Não, desde que esteja regulado em temperatura morna ou fria. O princípio é o mesmo da água muito quente: o calor excessivo do secador regulado em temperatura alta resseca o couro cabeludo e os fios. E pode deixar o cabelo oleoso ainda mais oleoso, porque o ressecamento do couro cabeludo ativa a produção de sebo. Seque o cabelo com o secador regulado nas temperaturas mais baixas possíveis.
Raspar faz o cabelo crescer mais forte?
É só impressão. Raspar a cabeça também não faz crescer fios onde eles não existem. Se fosse fácil assim, bastaria raspar sempre a cabeça e ninguém seria careca. A genética é que determina a espessura, resistência e estrutura dos fios de cabelo. Temos a impressão que o cabelo nasce mais forte porque, quando desponta, o fio é mais espesso e grosso perto da raiz (o mesmo acontece com os pelos do corpo, quando se faz depilação). Ao crescer, logo ele afina e assume sua espessura normal.
Usar boné pode fazer o cabelo cair?
Até faz. Ele é acessório fundamental para proteger o rosto e a cabeça do sol. E também é bom disfarce para os dias de cabelo ruim. Só não é legal usar por períodos muito prolongados, suado da academia ou com o cabelo molhado depois de lavar. Os fios úmidos e a oleosidade atrapalham a respiração do couro cabeludo, o que pode contribuir para a queda em quem já tem o problema.
Usar gel, pomada e cera sufoca o cabelo?
Não é bem assim. Calvície e a queda estão relacionadas à genética e a outros problemas sem relação com nenhum tipo de finalizador para cabelo. Entretanto, o acúmulo dos resíduos químicos pode obstruir os folículos capilares, enfraquecer os fios e comprometer a saúde capilar. Por isso os especialistas em cabelo recomendam sempre lavar o cabelo antes de dormir e retirar restos de gel, pomada e cera. Uma boa chuveirada antes de ir para a cama resolve o problema.
Gel deixa o cabelo ressecado?
Não deveria. Nenhum finalizador, seja gel, pomada ou cera, deve deixar o cabelo seco. Como acontece com finalizadores baratinhos, há marcas de gel que contém álcool, que resseca mesmo. Só use produtos sem álcool, de preferência com ingredientes que fortalecem os fios (existem vários produtos bacanas que fazem isso). Vale a pena investir um pouco a mais nas marcas de qualidade. Outro cuidado bom para quem sempre passa gel ou pomada é usar de vez em quando xampu anti-resíduos, que faz uma faxina profunda no couro cabeludo.
Pomada, gel e cera provocam caspa?
Não, nenhum produto de cabelo provoca caspa. A caspa é uma doença do couro cabeludo causada por fungos, que causam descamação, e ainda não se sabe muito bem porque certas pessoas têm mais propensão a apresentar o problema. Nenhum produto é capaz de fazer você ter caspa; no máximo, pode contribuir para o problema, pelo acúmulo de resíduos no couro cabeludo (como expliquei acima). O gel, depois de seco, pode deixar resíduos quando você passa os dedos pelos fios. Daí a impressão de que isso é caspa.
Sol e água do mar detonam o cabelo?
Com certeza. Basta ver a juba dos surfistas. A radiação solar e a água do mar (por causa do sal) e da piscina (pela ação do cloro) ressecam e desidratam os fios. Depois da praia ou da piscina, deve-se lavar o cabelo com shampoo suave ou para cabelos oleosos e aplicar condicionador. Uma alternativa é usar produtos que prometem no rótulo “ação hidratante profunda”.
Estresse e depressão fazem o cabelo cair?
Infelizmente é verdade. Cerca de 10% dos casos de queda de cabelo têm fundo psicológico e emocional, como ansiedade, fadiga e depressão. Os vilões são hormônios do estresse como o fator liberador de corticotrofina (CRF em inglês), que também agem sobre os folículos do couro cabeludo. A causa do enfraquecimento dos fios pode ser não apenas alto nível de estresse crônico, mas também o agudo, provocado por eventos traumáticos como demissão, divórcio e morte em família. Essa relação entre calvície e tensão é tão conhecida que, hoje, os especialistas em queda de cabelo receitam ioga, acupuntura, técnicas de respiração e medicamentos fitoterápicos aos pacientes.
Alimentação ruim prejudica o cabelo?
Qual parte do seu corpo funciona bem se você come mal? Não seria diferente com o cabelo. As células dos bulbos capilares se multiplicam de maneira rápida e intensa (por isso o cabelo cresce) e precisam se alimentar bem para esse trabalho. Uma dieta ruim não fornece nutrientes com qualidade e quantidade suficientes para o desenvolvimento normal dos fios. Hoje, pacientes que procuram as clínicas de cabelo saem também com uma reorientação alimentar voltada especificamente para a saúde do cabelo. Para garantir a força da sua cabeleira você precisa de proteínas (presentes na soja, carne bovina, peixe, frango, laticínios e clara de ovo); ferro e sais minerais (encontrados na carne, soja, leguminosas como o feijão e nas folhas verde-escuras, como a couve) e vitaminas do complexo B, principalmente a B5 e a B6 (elas estão nos legumes, carne bovina e levedo de cerveja).
Cigarro e álcool prejudicam o cabelo?
A relação não é de causa e efeito, mas fumo e birita podem agravar o problema da queda em quem já tem tendência. A nicotina exerce efeito vasoconstritor que estreita as artérias e prejudica o fluxo de sangue até os bulbos capilares, onde nascem os fios, comprometendo sua nutrição e oxigenação. O excesso de álcool, por sua vez, provoca uma espécie de intoxicação celular que chega até os bulbos capilares.
Olá, Quando mais Novo eu tinha o cabelo liso, porém a 1 ano e meio venho expondo ele a bastante química, dando luzes e pigmentação (pintando-o de preto), e hoje em dia ele está todo quebrado a um bom tempo, gostaria de perguntar, se eu raspar ele todo, ele voltaria a cescer liso como antes ?
Karllos, apesar de não ser especialista em tricologia, acredito que seu cabelo está danificado pelas sucessivas tinturas e se raspar ele poderá crescer ao natural, sem estar quebrado e ressecado pelas químicas. Quanto a ficar liso quanto no passado, acredito que não, porque à medida que o homem (e a mulher também) envelhece, os fios de cabelo ficam mais secos, grossos e opacos. Se tiver coragem, experimente raspar e não tingir.