verdades  e mentiras  sobre acne

7

Acne tem cura.  E é bem fácil de  ser tratada com  bons resultados. Importante é estar informado sobre  verdades e mentiras que se ouve por aí.

A acne pode surgir em qualquer idade

Pode se manifestar em qualquer fase da vida, apesar de mais frequente na adolescência. Se ela persiste depois da puberdade (acne adulta), procure o dermatologista para descobrir a causa.

A acne some  depois de um certo tempo

O ideal é não subestimá-la e buscar orientação médica logo no início.  O diagnóstico precoce ajuda a evitar a formação de cicatrizes e manchas, que só poderão ser tratadas com laser. 

Os tratamentos de acne  são eficazes

Sim! E variam segundo o grau da acne (de leve a severa). Dermatologistas usam cosméticos para controlar a oleosidade, remédios de aplicação local ou por via oral, limpeza de pele e laser.

Tomar sol  no  rosto seca  as espinhas

O sol provoca uma falsa melhora, porque resseca a pele. Mas na verdade o calor e a radiação fazem as glândulas sebáceas trabalharem mais. A pele produz ainda mais sebo, o que piora a acne.

Alguns alimentos pioram a acne

A produção de sebo na pele pode aumentar quando se consome gorduras, doces,  massas, pães de farinha branca e leite. Mas em muitos casos a dieta  não influencia a acne.

Usar filtro  solar piora  a acne

O uso diário do protetor é obrigatório. As espinhas só aumentam quando se usa filtros inadequados para pele oleosa e acneica,. São queles cremosos e grossos, que obstruem os poros.

Fazer sempre esfoliação diminui a acne

Usar esfoliante (uma ou duas vezes por semana) faz uma limpeza profunda na pele. Mas em casos graves a abrasão pode piorar a acne. O ideal  é buscar orientação  no dermatologista.