Tudo o que é preciso saber sobre proteína

O Homem No Espelho explica porque esse nutriente é fundamental para a saúde: como ele age nos músculos, as melhores fontes, quando comer e as quantidades corretas.

Pele, ossos, cabelo e unhas são constituídos basicamente desse nutriente, que auxilia a imunidade e o equilíbrio hormonal e é essencial para o desempenho esportivo e o ganho de massa.

Proteína, essencial para a saúde

Aminoácidos da proteína são os principais componentes das células musculares. Ingerir proteína após o treino repara e "alimenta" as fibras musculares estressadas pelos exercícios. 

A proteína é o  "tijolo" muscular

Ela dá sensação de saciedade, diminuindo  o apetite. Como sua digestão é lenta, o corpo queima calorias no processo. Quem quer perder peso deve incluir carne, peixe, frango ou ovo em toda refeição.

Proteína ajuda a emagrecer

Quem quer ganhar massa deve comer mais proteína do que quem não treina (veja a página seguinte).  2 gramas por kg corporal é considerado o consumo ideal para quem faz musculação.

Quanta proteína  deve-se consumir?

*0,8 gramas por kg corporal para quem não faz atividade física. *1,2 gramas por kg corporal para quem faz exercícios físicos ocasionalmente. *1,6 gramas por kg corporal para quem faz atividade física regularmente. *2 gramas por kg corporal para quem busca hipertrofia e ganho de massa muscular.

Consumo ideal de proteína por kg corporal

Consuma de forma fracionada durante o dia (seguindo a tabela anterior): café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e lanche noturno, sem esquecer do shake logo depois do treino.

Quando comer proteína?

Carnes magras, peito de peru, frango, clara de ovo e peixes como salmão são fontes da melhor proteína, a de alto valor biológico. O whey protein oferece proteína rapidamente absorvida pelo corpo. 

As melhores fontes de proteína

Whey protein (do soro do leite) e BCAA (aminoácidos) fornecem doses de proteína difíceis de obter nas refeições normais, melhoram o rendimento no treino e diminuem o tempo de recuperação. 

Os suplementos de proteína