*Nível máximo de testosterona contribui para o crescimento muscular e o aumento de força. *O exercício matinal aumenta a produção de serotonina, combate a ansiedade, a depressão e melhora o humor. *Pico do foco mental favorece a conexão mente-corpo. *Temperatura corporal ainda baixa dá menos calor.
Exercitar-se pela manhã acelera o metabolismo e desperta o corpo para a atividade do dia. Algumas pessoas também se beneficiam do treino matinal por estarem descansadas e livres das pressões do dia. Mas algumas pessoas não "rendem" pela manhã.
*O corpo tem nível máximo de resistência à dor. *Há uma possível queda de energia no final da tarde. *A força muscular e a flexibilidade estão no auge. *O aumento da temperatura corporal provoca mais calor e sudorese. *Diminuição do foco mental ao cair da tarde.
No período da tarde, fatores metabólicos como o aumento da temperatura corporal podem ajudar a melhorar o desempenho nas atividades anaeróbias, como a musculação (o mesmo não vale para o exercício aeróbio e a queima de gordura).
*Liberação de endorfinas ajuda a relaxar após o trabalho. *Exercitar-se muito tarde prejudica o preparo do corpo para o descanso noturno. *Após 21 h, o corpo produz melatonina, hormônio do sono, atrapalhando o treino. * O cansaço das atividades do dia pode prejudicar o desempenho no treino.
Para algumas pessoas, treinos noturnos ajudam a relaxar, desviar a mente do trabalho e combater a insônia. Para outras, porém, o exercício faz efeito contrário, deixando-as ligadas. Para essas, o ideal é terminar o treino de 2 a 3 horas antes de dormir.
Se você for sortudo a ponto de poder escolher um horário para treinar, ótimo. Mas se seus compromissos obrigam você a ir à academia numa determinada hora, não tem problema. O que importa é não faltar e treinar com afinco e motivação.