Comemos um saco inteiro de salgadinho de uma tacada. Ou vamos provar um pedacinho de chocolate e acabamos com a barra. Por que atacamos comidas prontas a ponto de ficarmos arrependidos logo depois?
Doces, salgadinhos e comidas prontas são alimentos hiperpalatáveis, formulados pelas indústrias com aditivos para serem altamente saborosos e irresistíveis ao paladar.
Hiperpalatáveis têm adição de gorduras, sódio, açúcar e aditivos químicos que realçam seu sabor e provocam sensações extremas no paladar. Podem até mesmo ser viciantes.
Açúcares, gorduras e aditivos químicos desencadeiam no cérebro uma reação bioquímica que libera substâncias prazerosas. Fica difícil parar de comer, mesmo estando saciados.
Alimentos naturais e não industrializados são saborosos, mas não são hiperpalatáveis por serem livres de aditivos artificiais. São frutas, legumes, verduras, cereais, ovos, castanhas e peito de frango.
Temos que eliminar da dieta as porcarias deliciosas? Não! Basta evitar excessos. Sabendo que a indústria aditiva doces e salgados, podemos fazer escolhas mais conscientes, lendo os rótulos dos alimentos suspeitos.
Alimentos hiperpalatáveis: *Batata frita e salgadinhos de pacote *Biscoitos doces *Sorvetes *Chocolate *Bolos industrializados *Lasanhas e congelados *Salsicha *Bacon *Hambúrguer *Pipoca na manteiga *Pizza congelada *Cereais matinais *Molhos