Entenda porque emagrecimento nãoé a mesma coisa que perda de peso. Emagrecer do jeito certo consiste em diminuir a gordura corporal sem perder massa muscular.
Pesar na balança não deve ser o único parâmetro para avaliar o progresso de emagrecimento. O número da balança desconsidera a composição corporal e registra só o peso total.
O número da balança não revela o porcentual de gordura. Mostra a soma da massa gorda (gordura) e da massa magra, que engloba músculos, ossos, órgãos, líquidos e outras estruturas do corpo.
A simples diminuição do número da balança é um sinal errado da composição corporal. Pois ele pode significar que se perdeu massa muscular, mas não o excesso de gordura.
O ideal é que todo plano de emagrecimento (com dieta e exercícios aeróbicos) seja complementado com musculação, para que não haja perda de massa muscular.
Quem treina a sério pode perder gordura e ao mesmo tempo ganhar músculos. Então o número da balança não mostra muita diferença de peso, apesar da queima de gordura.
Uma boa opção é fazer uma Avaliação da Composição Corporal, a análise personalizada dos índices de massa magra, gorda e óssea, que leva em conta idade, medidas do corpo e estilo de vida.