cuidados para a  pele negra masculina

A pele do homem negro pede cuidados específicos. Por causa da maior pigmentação, da oleosidade e da tendência a manchar, ela pede um trato  um pouco diferente da pele clara.

Boa notícia: pela maior presença de melanina, a pele escura é mais protegida do sol. Tem menor risco de queimaduras, rugas, envelhecimento precoce e câncer.

Má notícia: a pele escura mancha com facilidade pela exposição ao sol, trauma e inflamação. Acne, arranhões, depilação e picadas de insetos escurecem mais na pele negra.

Como deve ser  a rotina de skincare da pele negra?

O sabonete deve ser formulado para o rosto.  Se sua pele for muito oleosa, opte por sabonete que controle a oleosidade com substâncias que diminuem a atividade das glândulas sebáceas.

lave o rosto com sabonete facial

Na pele escura as glândulas sebáceas são mais ativas do que na clara. A hidratação ajuda a controlar a oleosidade. Mas evite hidratantes cremosos porque podem entupir os poros e provocar acne.

passe hidratante depois de lavar

A pele escura tem um fator de proteção solar natural (por volta de FPS 13). Porém tem propensão a manchar. É obrigatório usar filtro solar no rosto pela manhã e, sempre que for se expor ao ar livre, também no corpo.

nunca esqueça  do filtro solar

Como a pele escura mancha fácil, evite qualquer tipo de atrito que possa causar a chamada hiperpigmentação pós-inflamatória. Não cutuque lesões, esprema espinhas ou coce picadas, para evitar marcar a pele.

cuidado com cortes e espinhas

Os mesmos hidratantes e cremes anti-idade usados nas peles branca e amarela são indicados para a negra. Há os ácidos hialurônico, retinóico e glicólico e os produtos matificantes (que uniformizam a cor da pele).

Quais os cremes para pele negra?