Envelhecer é inevitável, mas envelhecer antes da hora é perfeitamente evitável. As táticas para atrasar a ação do tempo no rosto não têm nada de complicado.
O hidratante devolve umidade à pele e evita que, após lavar o rosto, ela produza mais sebo para compensar o ressecamento do sabonete. O esfoliante remove as células mortas da camada superficial da pele, favorecendo a produção de novas células.
A exposição ao sol é o principal fator de envelhecimento precoce da pele. Aplique no rosto de manhã todo dia protetor solar com FPS 30 ou 50 e, se possível, reaplique à tarde. Quem trabalha ao ar livre não pode abrir mão dessa prevenção.
Foi-se o tempo em que era recurso só para idosos. Usado em jovens, o botox retarda o aparecimento de rugas e evita que elas fiquem mais profundas. a toxina é aplicada apenas no músculo da ruga e o resultado é um aspecto natural.
Ativos presentes nos cremes e séruns, como vitamina C, ácido ferúlico, niacinamida e resveratrol ajudam a neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas nocivas que oxidam as células da pele e contribuem para o envelhecimento.
Esse é o termo genérico para os derivados da vitamina A, incluindo retinol, encontrados em produtos sem receita, e ácido retinóico, disponível sob prescrição. Eles estimulam a renovação celular e melhoram a firmeza e a sustentação da pele.
Os alfa-hidroxiácidos (AHAs) como glicólico, ferúlico e láctico estimulam a renovação celular e a produção de colágeno, o que reduz o aparecimento de rugas. Podem ser encontrados em concentrações mais baixas em cosméticos de venda livre.
Coma frutas, verduras e legumes e aposte nas proteínas (carnes magras, ovos e leguminosas), no ômega-3 (peixes de água fria e sementes) e vitamina C (frutas cítricas e vegetais verde escuro). Evite o consumo excessivo de gorduras, frituras, sal e açúcar.