Como escolher  a cor das lentes dos óculos de sol

A escolha da cor das lentes dos óculos escuros não deve ser só questão de gosto e estilo pessoal. Cada cor é indicada para uma condição de luz e finalidade de uso.

Cada cor bloqueia um determinado comprimento de onda luminosa, o que influi no desempenho  visual, na nitidez e no contraste das imagens.

lentes verdes

São ideais para óculos de uso diário, por cortar bastante a luz e destacar os objetos com nitidez e contraste. São boas para dias de sol forte, mas nem tanto para tempo nublado.

lentes marrons

Os tons de marrom e âmbar também são boas escolhas para dias de muito sol ou condições variáveis de luz, porque se adaptam bem aos olhos e às mudanças do tempo.

lentes cinzas

Tons de cinza são bons para usar no dia-a-dia, para caminhar, pedalar ou dirigir.  O cinza escuro é ideal para dias de muito sol e o cinza claro e o fumê para dias nublados.

lentes azuis

Cortam bem a luminosidade, acentuam a cor e o contorno dos objetos e também descansam a vista. São boas escolhas para uso na neblina, maresia e em dias nublados.

lentes vermelhas

Perfeitas para esportes no mar, pescaria, caminhada na mata e esqui. Aumentam o contraste das imagens em ambientes com muito azul, verde ou branco (água, mata e neve).

lentes amarelas

São indicadas só para condições de pouca luz, pois não cortam a radiação em dias ensolarados. São boas para usar no nascer  do sol e no fim da tarde, por diminuir o ofuscamento.

lentes espelhadas

Elas contam o revestimento de uma película metalizada e podem oferecer uma proteção extra contra a radiação. Mas o que importa mesmo é a qualidade da lente.