Aproveite os dias quentes para incorporar à rotina a ducha fria, que traz vários benefícios para o corpo e a mente.
Se não consegue entrar no chuveiro frio logo de cara, comece com água morna e vá esfriando a temperatura, para não desanimar com o choque térmico.
A água fria ativa a circulação, uma reação do corpo para se manter aquecido aos 37oC. As artérias bombeiam mais sangue, diminuindo a pressão arterial.
Mais circulação do sangue
Ao contrário do banho quente, que relaxa, o banho frio é estimulante e revigorante. Pela manhã é perfeito para quem dormiu pouco ou mal e para espantar a sensação de cansaço.
Mais energia e disposição
O banho frio combate o baixo astral. O choque da água fria nos receptores da pele envia ao cérebro impulsos elétricos que estimulam os neurotransmissores, substâncias que dão bem-estar.
Mais bom humor, menos depressão
Como o corpo usa energia para manter o corpo aquecido, a ducha fria estimula o metabolismo, fazendo o corpo queimar calorias, o que pode dar uma mão para quem quer perder peso.
Aceleração do metabolismo
A ducha fria ajuda a diminuir a dor de lesões. O princípio é o mesmo de aplicar gelo no local, só que funciona no corpo todo. Uma ducha fria também recupera os músculos depois de fazer musculação.