Ao longo da vida, fios nascem, crescem, caem e vão sendo substituídos por novos. Mas para quem tem propensão à queda, o processo cedo começa a falhar – em muitos casos já aos 15 anos.
POR QUE O CABELO CAI?
A causa mais comum de queda precoce do cabelo, chamada alopecia androgenética, tem fundo hereditário. O aparecimento das entradas laterais muitas vezes é uma pista dessa calvície de origem hereditária.
Causa número 1: genética
1
Os genes são herdados do lado paterno ou materno e o problema pode pular gerações. Apesar de seu pai ser cabeludo, você pode ter herdado a predisposição à calvície de seu bisavô ou tataravô. Ou mesmo da família de sua mãe!
Causa número 1: genética
Inflamações e má circulação sanguínea no couro cabeludo, excesso de oleosidade, caspa, seborreia e disfunções nos bulbos capilares podem levar à produção deficiente dos fios e à queda do cabelo.
Causa número 2: problemas no couro cabeludo
2
Para descobrir se a causa da queda é apenas um problema temporário, consulte um dermatologista. O especialista usa o tratamento correto para cada caso: laser, minoxidil ou injeções.
Causa número 2: problemas no couro cabeludo
10% dos casos de queda de cabelo têm causa psicológica, mas eles aumentaram muito na pandemia. Além dos fatores estressantes, também influenciam fadiga, depressão e ansiedade.
Causa número 3: estresse físico ou emocional
3
Estresse é uma causa comum da alopecia areata, doença inflamatória autoimune que provoca queda de cabelo temporária e se manifesta em épocas de sobrecarga física ou emocional.
Causa número 3: estresse físico ou emocional
Maus hábitos alimentares podem comprometer a produção saudável dos fios. Nutrientes como ferro, zinco e vitaminas A e B12 contribuem para o crescimento e a força do cabelo.
Causa número 4: dieta pobre em nutrientes
4
Proteínas e aminoácidos de frango, peixe e ovo, ferro, zinco e vitaminas A e B12 de frutas e legumes contribuem para a saúde capilar. Evite comidas muito gordurosas e alimentos industrializados.
Causa número 4: dieta pobre em nutrientes