Caras ansiosos por resultados creem errado que quanto mais treinarem, mais rápido alcançarão sua meta. Treinos muito longos sobrecarregam o corpo. A tendência atual são os treinos curtos e enxutos, na intensidade correta.
Sempre que um exercício ficar fácil, aumente a carga. Para a hipertrofia, deve-se "estressar" os músculos, que crescem para se defender da agressão. Se não conseguir aumentar os pesos, aumente o número de repetições.
Até o melhor treino do mundo só funciona por um período determinado. Quanto mais você treina, mais precisa variar os exercícios, para estimular os músculos de novas formas. É preciso trocar de ficha periodicamente.
Escolhendo os exercícios sozinho, você pode trabalhar num nível de intensidade errado: para mais, sobrecarregando os músculos, ou para menos, treinando em intensidade muito baixa. É um erro comum entre "veteranos".
Pode-se estar exausto mentalmente, mas com o corpo apto a encarar o treino. Não falte à academia se estiver só com a cabeça cheia. O exercício acalma a mente e alivia o estresse.
Sua alimentação deve fornecer aos músculos nutrientes suficiente para crescer. Não apenas proteína (tijolo muscular) como carboidrato, para energia. É uma boa também complementar a dieta com suplementos.
Os músculos se regeneram e crescem no descanso e no sono. Se treina 3, 4, 5 ou 6 vezes por semana, dê intervalos de treino que permitam a recuperação de um grupo muscular antes de treinar de novo os mesmos músculos.