peso livre: mais segurança para iniciantes
Máquinas são mais fáceis de usar quando ainda não se está familiarizado com os equipamentos. É muito menor o risco de lesões por usar mal os pesos ou perder o equilíbrio. Mesmo sem supervisão do professor pode-se executar os exercícios sem erro.
máquina: mais isolamento muscular
A máquina trabalha o músculo alvo (peito, ombros, bíceps etc) de forma concentrada. O isolamento ajuda a usar cargas mais pesadas, estimulando a hipertrofia. Por isso muitos veteranos da academia optam pelo uso das máquinas.
peso livre: mais equilíbrio e coordenação
Exercícios com pesos livres trabalham nos movimentos outras qualidades como equilíbrio, coordenação motora e propriocepção (consciência do próprio corpo). A instabilidade exige mais atenção a esses atributos durante a execução dos exercícios.
peso livre: mais risco de lesões e acidentes
Os acidentes ocorrem pela falta de habilidade do praticante. Se o exercício for feito de forma incorreta ou com muito peso há o perigo de lesões de músculos, articulações e ligamentos, que podem ocorrer também ao levantar e baixar os pesos no chão.
peso livre: mais queima de calorias
Por acionarem mais músculos além do trabalhado, exercícios com pesos livres geram maior gasto calórico do que os exercícios em aparelhos. Essa queima de calorias é uma vantagem que leve ser levada em conta por quem quer perder peso.
máquina: mais economia de tempo
Usar aparelhos encurta o treino quando se tem pressa, pois não é preciso montar e desmontar barras e anilhas e guardá-las no lugar nos racks. Quando se tem pouco tempo, pode-se substituir os exercícios com pesos livres pelos similares nas máquinas.
peso livre: mais variações de exercícios
Halteres e barras permitem fazer infinitos exercícios, enquanto as máquinas têm movimentos fixos. A única maneira de progredir nas máquinas é aumentando o peso, enquanto os pesos livres permitem usar diversas alterações de movimento e ângulo.
peso livre: mais ação dos músculos estabilizadores
Exercícios com pesos livres acionam mais músculos além dos principais trabalhados no exercício. Sem o apoio da máquina, grupos musculares de outras partes do corpo são usados para garantir estabilidade e equilíbrio na execução do exercício.