A acne solar, típica do verão, é provocada pelo aumento de oleosidade da pele, devido a mais exposição ao sol, transpiração e uso
do protetor solar.
O quadro da acne piora por causa do uso da máscara, que esquenta e diminui a ventilação da pele.
A palavra em inglês maskne identifica
a acne causada
pela máscara.
A exposição ao sol causa uma aparente melhora da acne por "secar" as espinhas, mas o resultado é ilusório e oposto: o calor deixa a pele ainda mais oleosa.
Protetor solar pode contribuir para o aumento das espinhas. Mas só quando se usa um produto inadequado para pele oleosa e acneica, que obstrui os poros.
Para controlar a acne no verão, siga os cuidados de limpeza e hidratação da pele do rosto que
são recomendados pelos médicos dermatologistas.
✔ Lave o rosto com sabonete facial antiacne. Por ter ativos anti-inflamatórios, bactericidas e cicatrizantes, como ácido salicílico e enxofre, ele controla
a oleosidade e desobstrui os poros.
✔ Evite lavar o rosto várias vezes por dia. Limite-se a duas ou no máximo três vezes.
A limpeza excessiva (mesmo só com água) retira a proteção natural da pele e faz as glândulas sebáceas produzirem mais sebo.
✔ Não esprema as espinhas: isso pode causar formação de manchas ou cicatrizes definitivas, só removíveis com laser. Nas lesões maiores, aplique gel secativo.
✔ Hidrate o rosto após lavar, para controlar a oleosidade. Hidratante evita que a pele produza mais sebo depois que água e sabonete retiram sua proteção natural.
✔ Se seu problema for crônico e você não é mais adolescente, vá ao dermatologista. Ele pode indicar limpeza de pele ou receitar cremes antibióticos e anti-inflamatórios.