O álcool é praticamente tão calórico quanto as gorduras. Exagerar na birita faz você ganhar peso e sabota qualquer dieta de restrição de calorias.
Não só a cerveja — eterna culpada pela barriga do homem — é calórica, mas qualquer bebida alcoólica: uísque, vodca, gim, tequila, rum, saquê.
O etanol tem 7 calorias por ml, só fica atrás só da gordura (9 calorias por grama). Calorias do álcool são vazias, não fornecem nenhum nutriente, como o açúcar.
Drinques "inocentes", como caipirinhas, batidas, mojito, gim tônica e negroni, são bombas calóricas, já que as calorias do álcool se somam às do açúcar, dos refrigerantes, das frutas e dos sucos.
O álcool também descontrola a fome. Há uma relação entre seu consumo e o aumento do apetite. As bebidas estimulam a fome diretamente no cérebro, ao provocar hiperatividade dos neurônios reguladores.
Evite drinques com adição de açúcar puro, bebidas açucaradas como sucos de frutas industrializados (pêssego e abacaxi, por exemplo), refrigerantes, licores e energéticos.
Prefira drinques de frutas naturais (limão, maracujá, laranja, lima, abacaxi etc), que levem ervas frescas (como alecrim e hortelã) e especiarias, que agregam sabor com menor teor calórico.
Para quem quer perder peso, excluir completamente o álcool pode ser um sacrifício. A sugestão é, além de beber com moderação, fazer escolhas inteligentes.