Treinos muito longos e sobrecarregam o corpo e comprometem a próxima sessão, já que você vai estar com os músculos cansados e doloridos. A duração ideal de uma sessão de musculação é de 50 minutos a 1 hora.
1
Você pode estar mentalmente exausto, mas com o corpo apto a encarar o treino. Não falte à academia se estiver apenas com a cabeça cheia. O exercício sempre acalma a mente e alivia o estresse.
2
Sempre que um exercício ficar fácil, aumente a carga. Para a hipertrofia, deve-se "estressar" os músculos, que crescem para se defender da agressão. Se não conseguir aumentar os pesos, aumente o número de repetições.
3
Até o melhor treino do mundo só funciona por um período determinado. Quanto mais você treina, mais precisa variar os exercícios, para estimular os músculos de novas formas. É preciso trocar de ficha periodicamente.
4
Escolhendo os exercícios sozinho, você pode trabalhar num nível de intensidade errado: para mais, sobrecarregando os músculos, ou para menos, treinando em intensidade muito baixa. É um erro comum entre "veteranos".
5
Na hipertrofia, os músculos exigem nutrientes em quantidades adequadas para crescer. Não só proteína (tijolo muscular) como carboidrato, para energia. Se você come mal, o corpo tira combustível do músculo crescido.
6
Os músculos se regeneram no descanso e no sono. Se treina 3, 4, 5 ou 6 vezes por semana, deve estabelecer pausas suficientes para a recuperação de cada grupo muscular antes de trabalhar os mesmos músculos novamente.
7