Quem nunca queimou o couro cabeludo por não ter usado boné? Mas o risco não é só ficar ardido: o câncer de pele na cabeça é mais comum do que se pensa. Evite tomar sol sem boné. Os carecas devem usar filtro solar diariamente.
A temperatura ideal da água para lavar o cabelo é morna, pois a quente resseca o cabelo e ativa a produção de sebo. Não precisa tomar banho morno ou frio: só diminua a temperatura ao lavar o cabelo.
A umidade e o abafamento do travesseiro criam ambiente propício à proliferação de fungos no couro cabeludo. Lave o cabelo duas ou três horas antes de dormir, para que o couro cabeludo seque totalmente, ou use secador.
É ruim usar boné, chapéu ou capacete com o cabelo oleoso ou suado (depois do treino, por exemplo). O abafamento pode provocar inflamações que levam à queda precoce do cabelo. Não use boné por horas e horas a fio.
Esfregar o couro cabeludo em excesso ou com unhas ativa a produção de sebo, causando oleosidade e descamação. Passe shampoo com movimentos suaves e massageie o couro cabeludo para ativar a circulação.
Ele faz "detox” no couro cabeludo e nos fios, remove resíduos de poluição, oleosidade, gel, pomada e cera. Essa limpeza é recomendada para quem tem cabelo muito oleoso ou usa modelador no cabelo todo dia.