Uma confusão que se vê por aí é sobre os conceitos de massa muscular e massa magra. A gente ouve alguns caras dizendo “quero ganhar massa magra” como meta de ganhar músculos.
Massa magra e massa muscular não são a mesma coisa. A massa magra engloba músculos, ossos, órgãos, líquidos e outras estruturas do corpo, enquanto a muscular é a soma apenas dos músculos.
De modo geral, a composição corporal se refere a dois índices principais: massa magra e massa gorda, a gordura presente no corpo.
A musculação promove aumento da massa muscular. Em decorrência, a massa magra aumenta também, pelo crescimento da musculatura.
Ganhar massa muscular garante perda de gordura. Os músculos consomem energia e queimam calorias por aumentar o metabolismo basal (quantidade de combustível que o corpo precisa para manter as funções vitais básicas).
Mais músculos também aumentam a capacidade de resistência do corpo para treinar mais e, consequentemente, queimar mais gordura.
Em resumo: quanto mais massa muscular você tiver, maior será o gasto metabólico e, em consequência, o gasto energético, obtido também da queima de gordura em excesso.