A ressaca é um desequilíbrio total no organismo causado pelo esforço em metabolizar o álcool, que esgota o corpo de água e nutrientes vitais e causa intoxicação. Sim, intoxicação!
A bebedeira é uma intoxicação porque desde o primeiro gole o organismo precisa trabalhar mais do que o normal para processar e eliminar o etanol, por entender que ele é uma substância estranha ao corpo — e é mesmo.
O “filtro” que é o fígado pode não dar conta do recado. Quanto mais copos e mais rápido a gente bebe, menos tempo e capacidade ele tem para cumprir sua função, o que causa o porre e, em extremos, até o coma alcóolico.
Outro efeito do álcool é a desidratação, cujos sintomas são sede, boca seca e dor de cabeça. Ao contrário do que se pensa, o álcool desidrata o organismo e é diurético. Por isso a gente urina tanto enquanto bebe.
Na ressaca, o fígado sobrecarregado libera substâncias tóxicas que chegam a outras partes do corpo pela corrente sanguínea, causando mal estar, dor de cabeça, náuseas, cansaço, sede e sensibilidade à luz.
As bebidas que ajudam a eliminar toxinas e recuperar energia.✔ Água de coco✔ Suco de tomate✔ Suco de limão✔ Café✔ Chá verde✔ Suco de gengibre✔ Água (muita água)