Os homens estão preferindo os perfumes poderosos

Os perfumes intensos e concentrados estão em alta. Além de durar mais no corpo, são fragrâncias sofisticadas e envolventes, que levam notas exóticas e bem másculas.

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Por Wilson Weigl

Quer usar perfume não só para ficar cheiroso, mas também para marcar presença e se sentir poderoso, atraente e sensual? Então, saiba mais sobre os perfumes intensos, que cada vez mais conquistam os homens. Não apenas porque são mais concentrados e encorpados, duram mais no corpo e, por isso, costumam ser mais econômicos. Mas também por serem fragrâncias sofisticadas e envolventes, com notas exóticas (de especiarias, resinas e flores raras) e bem másculas, como tabaco, couro e madeiras.

Grande parte desses perfumes intensos são da categoria EDP (eau de parfum), com maior concentração de essências. Em tese, são ideais para serem usados à noite (nos encontros, festas e baladas) e em dias  frios — raros, aqui no Brasil. Mas as regras já não estão valendo tanto. Essas fragrâncias ganham popularidade por causa dos cheiros diferenciados da maioria dos perfumes masculinos e,  usadas com moderação, valem para qualquer hora do dia.

Um de seus principais diferenciais é a maior fixação no corpo, por causa da concentração de essências. A quantidade de extrato do perfume em uma EDP é em geral a principal responsável pela intensidade do cheiro e duração na pele. A maior parte dos perfumes intensos é do tipo eau de parfum (EDP), que têm de 10% a 30% de essências. A eau de toilette (EDT), categoria de quase todos os perfumes masculinos, tem entre 5% e 15%. E a eau de cologne (EDC), aquela colônia leve para usar depois do banho, tem apenas de 2% a 5% de extrato. É por isso que o cheiro da eau de parfum resiste mais tempo na pele — de 6 a 8 horas —, enquanto a eau de toilette dura de 4 a 6 horas e a colônia não muito mais do que 2 horas.

A eau de parfum costuma ser mais cara justamente pela maior concentração de essências. Isso a torna uma opção mais econômica do que a eau de toilette, já que são necessárias menos borrifadas para a gente ficar cheirosão. Entretanto, nem todas as EDPs masculinas são fortes e exóticas: algumas são mais frescas e leves — o que conta é o grau de fixação. Seja como for, a eau de parfum deve ser usada sem exagero.

Às vezes dá para reconhecer uma EDP já pelo nome, porque são chamados de Intense, Black, Absolute, Night ou Nuit, por exemplo. Senão, só mesmo se informando sobre as características do perfume e checando o frasco e a embalagem .

Confira agora a seleção que a gente fez dos últimos lançamentos de perfumes poderosos.

  • SCUDERIA FERRARI FORTE

É um perfume oriental, de uma família olfativa de fragrâncias que levam notas de resinas, especiarias, flores raras e madeiras nobres, que remetem ao Oriente. No cheiro que se manifesta ao aplicar o Ferrari destacam-se as notas frutadas de maçã, abacaxi e limão italiano, que um tempo depois abrem espaço para ameixa, canela do Ceilão e flor de laranjeira. O cheiro que fixa no corpo é amadeirado, com cedro da Virgínia, aliado a patchuli e um toque de baunilha. Está disponível em versões de 125 ml (R$  329,00) e 75 ml (R$ 249,00). Para comprar na perfumaria Sépha, parceira do Homem No Espelho, clique aqui para ir à loja.

  • GIVENCHY GENTLEMEN ONLY ABSOLUTE

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A reinterpretação intensa do Gentlemen Only aposta na combinação de madeiras e especiarias. O toque inicial cítrico e fresco de bergamota abre espaço para o calor de noz-moscada, canela e açafrão. O cheiro que permanece no corpo, o fundo, junta sândalo e baunilha. Na campanha, o ator Simon Baker, astro do seriado The Mentalist, continua personificando o gentlemen (cavalheiro) da proposta do perfume. Custa em média R$ 379 (50 ml) e R$ 489 (100 ml). Para ser um dos primeiros a comprar, clique aqui.

  • VALENTINO UOMO INTENSE

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O nome já entrega. Acaba de chegar ao Brasil essa que é a versão encorpada do mais novo perfume masculino da grife italiana, com o ator francês Louis Garrel modelando nos anúncios. Destaca a nota bem viril do couro, que se combina a sálvia, tangerina, íris, baunilha e cumarina (fava tonka). O frasco é show. Custa em média R$ 399 (50 ml) e R$ 499 (100 ml). Para saber mais sobre o perfume e comprar, clique aqui.

  • DOLCE & GABBANA INTENSO

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Foi lançado no ano passado com o ator Colin Farrell como astro da campanha internacional. Da família amadeirada aromática, combina tabaco, sândalo, manjericão, lavanda e uma nota inédita em perfumaria, obtida do látex da árvore africana milkwood, com cheiro floral e balsâmico. Os preços são, em média: 40 ml – R$ 299; 75 ml – R$ 410; 125 ml – R$ 566. Para saber mais sobre o perfume e comprar, clique aqui.

  • GUERLAIN L’HOMME IDEAL EAU DE PARFUM

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A versão eau de parfum dessa já consagrada fragrância da marca francesa chegou ao Brasil em agosto. Combina madeiras nobres, couro, rosa, bergamota, baunilha e especiarias do Oriente, destacando o ingrediente que é a marca registrada das fragrâncias L´Homme Ideal, a amêndoa. Os perfumes da Guerlain são vendidos nas lojas e no e-commerce Sephora. O frasco do L’Homme Ideal EDP de 50 ml custa R$ 480 e de 100 ml, R$ 630. Clique aqui para comprar.

  • DIOR HOMME INTENSE

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Outra eau de parfum fácil de identificar pelo nome, faz trio com os outras versões do Dior Homme, a Sport (mais esportiva) e a Cologne (mais fresca). Com Robert Pattinson de embaixador, este Intense é uma fragrância amadeirada floral que tem uma combinação única das flores íris e hibisco com lavanda, pera, vetiver e cedro da Virgínia. O vidro de 50 ml sai por R$ 395 e o 100 ml custa R$ 565, em média. Para saber mais sobre o perfume e comprar, clique aqui.

  • GIORGIO ARMANI ACQUA DI GIÒ PROFUMO

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Um dos perfumes clássicos e famosos de Armani (lançado em 1996), o Acqua di Giò ganhou sua versão eau de parfum no ano passado, com o top model Jason Morgan estrelando a campanha. Envolvente e bem sofisticado, é um perfume aromático aquático. Junta notas oceânicas com bergamota, gerânio, alecrim, sálvia, patchuli e incenso. O frasco de 75 ml sai por R$ 600 e o de 40 ml por R$ 459, em média. Para saber mais e comprar, clique aqui.

  • NATURA HOMEM ESSENCE

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É o primeiro deo parfum da linha masculina Essence da Natura, que tinha versões deo colônia — original, Madeiras e Especiarias —, mais frescas. É chamado de deo parfum porque faz parte da categoria de desodorantes colônias, que têm menos concentração de essências. Lançado em agosto, tem cheiro cítrico amadeirado e toques de especiarias. Vendido por meio da rede de consultoras ou na loja online da Natura, custa R$ 139,90 (frasco de 100 ml). Clique aqui para ir à loja.

 

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