O objetivo da campanha é mostrar aos homens a importância de serem modelos de conduta para as novas gerações. “Os meninos que nos veem hoje serão os homens de amanhã”.
Por Wilson Weigl
A Gillette deixou de lado temporariamente seus anúncios publicitários de aparelhos de barbear com modelos bonitões e acaba de se engajar em uma campanha de combate ao machismo, ao assédio sexual e ao bullying, atitudes que fazem parte do que se chama hoje de “masculinidade tóxica”.
A campanha “O Melhor Que Os Homens Podem Ser” (The Best Men Can Be) propõe a mudança de a atitudes desrespeitosas consolidadas nos velhos padrões de masculinidade, sempre com a desculpa de que “Homem é assim mesmo”. A ideia é que não basta combater e denunciar esses crimes, mas principalmente desestimular atitudes machistas de amigos e colegas. E, o mais importante, avaliar e eliminar conceitos que possam fazer parte de nossa personalidade, ainda que de forma inconsciente.
O foco da campanha é mostrar aos homens adultos a importância de serem modelos de conduta para as novas gerações: “Os meninos que nos veem hoje serão os homens de amanhã”. E a mensagem vai além: “Queremos ajudar a criar um novo padrão para os garotos admirarem e para os homens alcançarem. Todos nós temos trabalho a fazer. E começa hoje”.
O vídeo mostra comportamentos enraizados na visão arcaica de “macheza”, como meninos que sofrem bullying dos grupos de “valentões” da escola, chefes que assediam suas funcionárias, meninos resolvendo as diferenças no muque. A campanha lembra também que os atuais escândalos de abuso sexual assinalam um ponto sem volta da sociedade. E que agora é o momento em que os homens têm mais do que nunca a responsabilidade de contribuir para melhorar o mundo.

“Como uma companhia que encoraja os homens a alcançarem o melhor de si, temos a responsabilidade de deixar claro que estamos promovendo visões positivas, atingíveis, inclusivas e saudáveis do que significa ser homem”, explicou a empresa (clique aqui para conhecer a campanha no site da Gillette)
A multinacional também se comprometeu a doar 1 milhão de dólares por ano durante os próximos três anos a ONGS dos Estados Unidos que desenvolvem programas para inspirar, educar e ajudar os homens a buscar o aperfeiçoamento pessoal e se tornar modelos de caráter e conduta para as próximas gerações. Por enquanto, não se sabe se a marca vai adotar a campanha no Brasil, nem fazer doações para ONGs daqui.
Assista abaixo ao vídeo da campanha nos Estados Unidos. É bem bacana. E nem precisa falar inglês para entender a mensagem.

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