Mesmo depois de você ter parado de treinar por um tempo, é só recomeçar para seus músculos recuperarem rápido o volume e a força, graças à memória muscular.
“
“
RESPOSTA AO ESTÍMULO
Ao retomar a atividade, apesar da diminuição visível, os músculos respondem rapidamente aos estímulos, da mesma forma de quando eram grandes e fortes, por causa da estrutura das fibras.
MEMÓRIA DO MOVIMENTO
O cérebro guarda uma memória dos movimentos, regida pelo cerebelo, que faz a musculatura lembrar de um movimento já conhecido para que possa ser repetido no futuro (como os exercícios dos treinos).
AUMENTO DE TAMANHO
As células musculares nascem “equipadas” para crescer e aumentar de tamanho. Elas contém vários núcleos, o que permite que se repliquem e formem novas fibras musculares. Como “fábricas”.
NÚCLEOS MUSCULARES
O treino adiciona novos núcleos às células musculares, aumentando seu tamanho. Segundo estudos, esses novos núcleos permanecem ativos por 3 meses, pelo menos. Mas há evidências de que eles nunca se perdem durante a vida.
CÉLULAS SATÉLITES
À medida que você treina, novos núcleos vão sendo acrescentados às células musculares. Células “satélites” começam a se acumular em volta desses núcleos, deixando os músculos maiores e mais fortes.
0S MÚSCULOS DESPERTAM
Ao parar de malhar, obviamente se perde massa, porque as células satélites se atrofiam. Mas quando se volta a treinar, as células nucleares (que ficaram no corpo) “despertam” e recomeçam a trabalhar. E os músculos recuperam a forma.
ISSO É QUE É MEMÓRIA BOA!
Ao retomar os treinos, recuperar o tamanho e a força muscular não vai exigir tanto tempo e esforço como na época em que você foi à academia pela primeira vez. Graças à memória muscular.